O meio político jamais esperava essa derrota do PSDB para o PT no segundo maior colégio eleitoral do país: Minas Gerais, reduto eleitoral e capital político do Aécio Neves, para o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,Fernando Pimentel,ter ganhado em primeiro turno a eleição para governador do estado em disputa com o Pimenta da Veiga( candidato de Aécio Neves,PSDB), obtendo 52,9% dos votos válidos contra 41,8% do tucano.
O primeiro governador do PT no estado, não parou por aí: no segundo turno para a eleição para Presidência da República, ele foi o grande destaque de novo transferiu os seus votos para a DILMA levando mais uma vez a derrota do Aécio Neves na sua terra natal. Economista, Pimentel nasceu em 31 de março de 1951, em Belo Horizonte. Iniciou a vida política participando de movimentos estudantis e sindicais na década de 1970.
Perseguido pelos órgãos de repressão, chegou a viver na clandestinidade e foi preso na ditadura militar. Foi secretário da Fazenda em 1993, de Secretario de Governo,Planejamento e Coordenação-Geral da Capital Mineira.Em 2000 foi eleito vice-prefeito e assumiu o cargo em 2003 de prefeito devido ao prefeito Célio de Castro ter sofrido um acidente vascular cerebral e em 2004 foi reeleito prefeito em primeiro turno.
Em 2010, Fernando Pimentel disputou a eleição para o Senado, mas perdeu para o então ex-governador Aécio Neves e para o ex-presidente Itamar Franco. Com a eleição da presidenta Dilma Rousseff, Pimentel assumiu, em 2011, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Ficou no posto até se desincompatibilizar para disputar o governo de Minas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, pois será muito importante para o Blog.