![]() |
Palácio do Planalto |
Este ano em Brasília, 144 apartamentos funcionais dos 432 que os deputados usam, foram reformados em Brasília. Cada apartamento custou 416 mil reais a um custo de 60 milhões de reais. São apartamentos de 200 metros quadrados, bem localizados, “se fossem vendidos seria por 2.5 milhões, é muita grana! Não é brinquedo não”! Mobiliados, com banheira de hidro massagens, um luxo! “Porque isso tudo? Se comparando com a Suécia pasmem”!
Câmara oferece apartamentos de R$ 2,5 milhões
Olha! que dicotomia! A SUÉCIA país velho e desenvolvido, com o 9ª PIB por hora trabalhada do mundo com crescimento de 2 e meio por cento ao ano, com a 4ª economia mais competitiva do mundo dados do Fórum Econômico Mundial e no índice de Competividade Global em 2010-2011 ocupando o segundo lugar, as regalias parlamentares não existe. Os parlamentares vivem sem luxo e sem privilégio, moram em apartamentos funcionais de 40 metros quadrados, um único cômodo serve de sala e quarto de dormir, não tem maquina de lavar roupa, a lavanderia e cozinha é comunitária não tem empregados e com regras rígidas, “os deputados precisam marcar horário na agenda pra lavar a roupa suja’’, alguns deputados tem apartamentos com menos espaço de 18 metros quadrados”.
Políticos na Suécia: sem luxos e sem mordomias! [Parte 1]
Políticos na Suécia: sem luxos e sem mordomias! [Parte 2]
Uma evolução pra eles que até 1990 dormiam em seus gabinetes! Não tem secretaria e nem assessor parlamentar e carro com motorista, prefeitos e governador não tem direito a residência oficial, só o primeiro ministro que possui uma de 300 metros quadrados, “e lava as suas próprias roupas”!
![]() |
Parlamento da Suécia |
Deputados estaduais e vereadores não recebem salário, porém uma ajuda de custo e trabalham em casa com um computador dado seja pela prefeitura ou câmara, já os deputados federais recebem aproximadamente 13 mil reais sem benesses nenhuma se comparado com os parlamentares brasileiros, porque tanto beneficio? Será que iria ter tantos candidatos concorrendo às eleições sem esses benefícios? É um sonho!
Em tempos de Reforma Política, este é um bom momento para se rever esses absurdos. Antes que cheguem os dividendos do Pré-Sal. Aí não consigo sequer conceber como ficarão os nossos nababos...
ResponderExcluir