Há muitos prefeituráveis em Salvador, vou cita-los os mais comentados, começando pela oposição temos: os deputados federais, ACM Neto DEM, político jovem mais com grande bagagem política adquirida nos seus 3 mandatos como deputado. Obteve uma grande expressão de votos como candidato na ultima eleição para a prefeitura de Salvador.
Antônio Imbassahy PSDB–BA, ex-prefeito de Salvador governou durante dois mandatos até 2004, foi governador da Bahia de 2 de maio de 1994 até 1 de janeiro de 1995.
No PMDB do ex-deputado Geddel Vieira Lima, que não sairá a candidato pois, o seu projeto político é 2014, está corretíssimo, um forte candidato ao governo da Bahia em 2014. Dentro do partido tem o Marcelo Guimarães Filho, que é incerto, mas há meses esta ocorrendo uma negociação pra que o ex-prefeito de Salvador e atualmente um grande comunicador da Rádio Metrópole Mário Kertész se filie ao PMDB, saindo candidato a prefeito e toda a oposição se unirem.
- O que vejo a meu entender que não está acontecendo uma unidade, em que sentido? - Como? - Há várias hipóteses a meu ver? Se o Mário Kertész não sai a candidato, tanto ACM Neto, e o Antônio Imbassahy, não aceitam ser vice de ninguém. Já afirmaram nos meios de comunicação há muito tempo. - Futuramente pode ser! Como também não sei se seria vice de Mário Kertész! Sendo assim, tanto o ACM Neto como Imbassahy, seria o embate fortíssimo para o candidato Nelson Pelegrino, ou até mesmo o ACM Neto sendo o vice de Imbassahy ou vice-versa. - Mas o que acho mesmo, é que nem o Imbassahy nem o ACM Neto sairão a candidato, o DEM vai lançar o José Carlos Aleluia, ex-deputado federal, atualmente presidente do DEM pra ser candidato a prefeito (um político sério com grande visibilidade nacional) ou pode ser até vice de Mário Kertész, será um embate forte na campanha de 2012, se essa unidade acontecer.
Em relação ao PT, temos o Nelson Pelegrino que já é certo pelo partido, com grande apoio do governo do estado. O grande articulador dos últimos tempos na política Bahiana, com grande visibilidade nacional, o Chamado “Galêgo por LULA”, o governador Jaques Wagner. É ai que está o problema para a oposição! Se for uma campanha integrada “O TIME DE LULA”, ou seja, “O LULA E A DILMA”, apoiando todos os candidatos do PT a nível nacional, subindo em palanques com certeza não tem oposição certa! Será a vitória! Pois o ex-presidente é uma marca fortíssima dentro do PT, e fora dele com grandes índices de aprovação perante a população, quem ele indicar o povo vota e elege. Em se tratando ainda sobre o PT alguns aliados podem lançar uma candidatura própria (incertos! O grande articulador busca uma unidade), podendo apoia-lo no segundo turno. Tem o João Leão PP-BA, tendo o apoio do prefeito João Henrique, que se o João Leão não sair candidato a prefeito com certeza João Henrique irá apoia o Nelson Pelegrino. Há também o deputado federal Marcos Medrado PDT, e a única deputada federal da Bahia Alice Portugal PCdoB, são apoios fortíssimos, o outro grande trunfo do Galêgo é o recém criado PSD (Partido este composto de diversos políticos descontes com o seu ex-partido como DEM, PMDB etc...) de Kassab, tendo como seu representante na Bahia, o vice governador “Otto Alencar” grande articulador também! Será a segunda bancada na Bahia depois do PT. A Campanha de 2012 na BAHIA será com um novo cenário e acirradíssima, espero que tudo isso traga novos frutos e realizações para primeira capital do Brasil, pois estamos prestes da copa de 2014.
Queridos amigo,
ResponderExcluirEm primeiro lugar, parabenizo o amigo gestor deste interessante e inovador blog, que tem levantado ao debate diversos pontos críticos e importantes à sociedade contemporânea, da informação ou da comunicação, que vivemos.
Em segundo lugar, referente ao tema denominado de "FUTUROS PREFEITURÁVEIS DE SALVADOR EM 2012", fico triste em observar que entre os possíveis candidatos a gestor de Salvador, terra do sem turismo, sem oportunidade, sem..., são os mesmos, que em um passado não muito distante, direta ou indiretamente, transformaram a nossa lida Salvador em terra dos sem... entretanto, com muita insegurança, muita sujeira, muita... muita...
Cadê à renovação política, cadê os jovens de rosto pintado... cadê o empreendedorismo dentro da política, rsss...
É PT!!!!
ResponderExcluirpara falar em democracia uma boa disputa haveria de ser pelegrino e gedel. o resto é resto.
ResponderExcluir