sábado, 23 de julho de 2011

O Império Murdoch foi abalado!


                          

         







                                             

                A Mídia eletrônica inglesa é uma referência Mundial: com respeito e credibilidade, mais o tabloides sensacionalistas são vistos como uma imprensa podre, que divulgam informações exageradas de fatos e acontecimentos, intervindo nas vidas das pessoas com um único intuito de ter alta audiência, grandes patrocinadores, anunciantes e vendagens.
                O Tabloide dominical britânico News of the World, o mais vendido do país, com 168 anos de fundação foi fechado no último domingo, 10/07/2011 por seu controlador, o grupo News International, devido às acusações de grampo, com envolvimento do alto escalão da policia britânica. Grampearam os telefones de membros da família real, que ousadia! Atores, políticos, jogadores de futebol, apresentadores de TV, até o caso do Brasileiro Jean Charles de Menezes, morto por engano pela policia britânica em 2005, tem relação com o escândalo.
                O caso de grampo MAIS ASSUSTADOR’’ que abalou a opinião pública ocasionando ao fechamento do jornal foi o de uma menina de 13 anos (MILLY DOWLER) que desapareceu em 2002, e um detetive a mando do jornal grampeou o seu telefone, apagou as mensagens e as manipulava-as, já que a sua caixa postal estava sendo limpa (as mensagens eram veiculadas no jornal, dando altas vendagens), levando a família e a policia os leitores a acreditar que a menina estivesse viva, foi um choque pra todos quando descobriu que ela tinha morrido e não foi ela quem as enviou mensagens.
                Que jornal é esse? Brincar com os sentimentos das pessoas! Com o único objetivo, de vender, ferindo a moral e a ética jornalística!  - É um jornal reincidente lembram-se da morte da princesa Diana? - É Isso mesmo. O mesmo jornal!  O editor chefe Phil Hall’’, afirmou que se sentiu responsável pelo acidente de carro em Paris que matou a princesa Diana. A declaração foi feita no documentário televisivo “Diana’s Last Summer” (“Último Verão de Diana”), ele declarou se os fotógrafos não tivessem perseguido ‘Diana’, o acidente não teria acontecido.



                 Fotos da princesa de Gales já morta foram oferecidas por 300 libras (US$ 600 mil ou R$ 1,5 milhão), poucos minutos depois do acidente que custou a vida de Diana e de seu namorado. Após tomar conhecimento da morte da princesa, o "The Sun" desistiu e não comprou as fotos, que não foram publicadas por nenhum jornal britânico.
                Quem é o grupo News International?  É um conglomerado de 52 bilhões de dólares, que reúne canais Fox, estúdios 20the Century Fox E 175 jornais, ou seja, o maior grupo de comunicação do mundo. Tem negócios no Brasil? – Sem dúvida. É o parceiro da família Marinho. O empresário Rupert Murdoch é dono de 95% do mercado de tv por satélite do país, após a fusão SKY e DIRECTV, a Globo tem 28% da SKY restante do magnata da comunicação (78% Murdoch) e a DIRECTV É 100 % é um grupo que controla os meus de comunicação no mundo. Será que o magnata da comunicação não sabia disso tudo que ocorria com o seu jornal? Tão estratégico em suas aquisições empresarias?  Não sabia mesmo?


                O caso dos grampos e o envolvimento de Andy Coulson (diretor de publicação do jornal, que largou o cargo pra ser assessor de comunicação do prêmier, David Cameron) que estava ciente da prática, as denúncias foram feitas por um jornal sério o “The Guardian’’, e o jornalista (Sean Hoare) que denunciou o esquema dos grampos foi encontrado morto. Será que o governo “Premie David Cameron” está envolvido,por contratar o diretor de publicação do jornal? Ou contratou devido os seus êxitos como profissional, por ter uma experiência em comunicação?
                 Na Inglaterra os jornais não podem, por lei, investir, mas no rádio e na televisão, por outro têm total liberdade editorial e garantia de respeito absoluto ao sigilo nas fontes. Eles se auto regulamentam, não é como a TV e rádio o estado atuam desde as concessões de canais até o controle da qualidade dos programas, - muito rígido e sério, não é como o Brasil que o Governo dá a concessão e nem liga, nem fiscaliza. No entanto, por que o governo inglês diante destes fatos ocorridos com os tabloides não o intervém? Pois eles estão ferindo a ética jornalística com objetivo de ganhar audiência, patrocínios, anunciantes, veiculando exagelismos, praticando a imprensa’’ marrom’’ com a finalidade de vender milhões em um único dia, com fato criado como caso da menina de 13 anos, “referido no texto acima” mexendo com os sentimentos das pessoas.

Um comentário:

  1. são tds uns mostros assasinos interromperam uma vida que podia fazer a diferença neste mundo seja la quem for os assasinos irão pagar na lei de Deus

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, pois será muito importante para o Blog.