quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

1ª DELEGACIA É CRIADA NO DF PARA INVESTIGAR CRIMES CONTRA À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA.

O governador do Distrito Federal (DF), Rodrigo Rollemberg, assinou hoje (21), Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, o decreto de criação da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência.

A delegacia é a quarta do país criada para combater os crimes de discriminação. As primeiras são as de Mato Grosso, do Pará e do Piauí.

Autor da lei que deu origem à delegacia, o deputado distrital Lira (PHS) disse que, embora o racismo e a discriminação tenham de ser combatidos nas escolas, existem em Brasília vários indícios de racismo e perseguições a templos religiosos, o que tornou necessária a criação da delegacia para que as vítimas de tais crimes tenham um local específico ao qual se dirigir para apurar os fatos. “Infelizmente, no Brasil, algumas coisas só funcionam por imposição", afirmou 
A coordenadora de Comunidades de Matriz Africana de Terreiros da Fundação Cultural Palmares, Adna Santos de Araújo, conhecida como Mãe Baiana, cujo terreiro de candomblé no Paranoá (DF), foi incendiado no dia 27 de novembro do ano passado, disse que delegacias como essa são necessárias para todas as religiões.


“Precisamos aplaudir a iniciativa, porque, agora, sim, temos onde registrar nossas queixas. Aonde íamos, as delegacias não queriam registrar os boletins de ocorrência, e agora temos onde fazer o registro. Quando o governador foi à minha casa, ele sentiu na pele a necessidade da criação dessa delegacia”, acrescentou Mãe Baiana.Ela destacou também o papel da Fundação Cultural Palmares no combate à intolerância. “O DF é local e a fundação é Brasil, e daqui abre-se para que todos os estados tenham uma delegacia de combate à discriminação.

"O governador Rodrigo Rollemberg ressaltou a importância da adoção de políticas de diversidade e explicou que a delegacia vai funcionar nos moldes da Delegacia da Mulher. “Teremos uma delegacia especializada que vai permitir o aprofundamento dos casos e melhor conhecimento das questões, mas esperamos que a população se conscientize de que uma das coisas mais belas que temos em nosso país é essa diversidade cultural e religiosa." Por isso, é preciso não apenas respeitar, mas também promover essa diversidade, acrescentou o governador. Fonte:Agência Brasil.

Parabéns,Governador! Espero que está iniciativa espalhem-se pelos restantes dos outros estados que compõe o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois será muito importante para o Blog.