segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PRÊMIOS MARCANTES E SURPREENDENTES!


              Bem merecido mesmo!  Em a França ganhar o Oscar de melhor filme com “O Artista,” venceu  em 2012, e melhor ator e diretor, uma foi uma lembrança ao passado do cinema, o preto em banco, o cinema mudo e por sinal, foram os franceses quem inventou o cinema, com os irmãos; August Lumière e Jean Lumière, que em 1895, em París, realizaram a sua primeira apresentação pública.
              Não ganhamos o OSCAR, porém, alcançamos uma grande projeção e visibilidade, para o Brasil, e, sobretudo para o cantor e compositor, CARLINHOS BROWN.  Vale ressaltar que a indústria cinematográfica americana, é uma indústria dominante, nos países subdesenvolvidos no tange na comercialização de seus produtos, ou seja, tem um controle nas exibições de salas de cinema para a exibição de seus filmes.

              É um controle total e o Brasil sofre, qualquer imposição se fizer sobre importação demasiada de filmes americanos, eles retaliam nas exportações de matérias primas, tais como café, laranja, ou produtos manufaturados, que pesam na balança comercial brasileira. Isto enfraquece a comercialização e divulgação de nossos filmes. Fonte: Jean-Claude Beenadet, professor de história do cinema brasileiro na universidade de Brasília e na Universidade de São Paulo. Mas o que me chamou a atenção mesmo na festa do Oscar, foi um filme estrangeiro a ganhar um prêmio com o filme a “SEPAÇÃO” ASGHAR FARHADI (IRÂ), no entanto o IRÃ é inimigo dos EUA.


              O seu pronunciamento de discurso, chamou atenção, ao fato de ele fazer um discurso em que se referisse ao EUA, não mencionou o EUA, foi aplaudido e ovacionado com os dizeres: Neste momento, muitos iranianos em todo o mundo estão nos observando e eu imagino que eles estejam muito felizes”, começou Farhadi. “Eles estão felizes não só por causa de um prêmio importante ou um filme ou um cineasta, mas por que no momento em que os políticos trocam discursos de guerra, intimidação e agressão o nome de meu país, o Irã, é falado aqui no meio da cultura gloriosa, uma rica e antiga que ficou escondida sob a poeira pesada da politica. Eu orgulhosamente ofereço esse prêmio para o povo do meu país, as pessoas que respeitam todas as culturas e civilizações e desprezam hostilidade e ressentimento” (Fonte: O Globo).
             De fato há um clima de animosidade entre o IRÃ e ISRAEL (tem o apoio dos Estados Unidos), e muitos analistas dizem e tomara que não ocorra que em 2013, os EUA poderá decretar guerra ao IRÁ, e que não ocorreu este ano por ser ano eleitoral nos EUA. Em relação à celebração dos 84ª OSCAR, marcou na história cinematográfica mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois será muito importante para o Blog.