quarta-feira, 20 de junho de 2012

G 20, ALEMANHA PRESSIONADA.



         A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem 19/06/2012, após concluir sua participação na VII Cúpula do G20, em Los Cabos, no México, que o Brasil e os países emergentes têm mais capacidade de resistir a Crise econômica internacional. Fonte: BL.

          A Alemanha prega a austeridade fiscal (corte de gastos “ARROCHO” para conter a crise), pois está sendo pressionada em relação à medida que o defende. O presidente dos EUA, Barack Obama, tentou convencê-la (a primeira ministra alemã, Angela Merckel, na reunião do G20) de que o crescimento mais urgente que austeridade (o crescimento gera emprego e renda) como forma de conter a crise na Europa.

             Uma crise que está assolando a Europa, a Espanha está na berlinda com um dos mais altos índices de desemprego passando dos 20% ou seja, mais de cinco milhões de desempregados destes 40% são jovens, um pais com um déficit público que já chega a R$ 100 bilhões de euros (quase 10% do seu produto interno bruto “PIB”), mais de 18 bancos com notas rebaixadas.

            A Itália (poderá ser próximo país entrar em crise) renunciou a candidatura de Roma como sede dos jogos olímpicos de 2020, devidos a motivos econômicos. Especialistas comentam que a Grécia e a Espanha por realizarem jogos olímpicos hoje estão crise, pois investiram muito em estádios (etc..) consequentemente os levaram a crise em qual o atravessam.

         Então na reunião do G20, que aconteceu no dia 18/06/2012, a Itália e a Espanha foram negociar ajuda financeira para os integrantes do G20 para conter a crise em que atravessam e pode prejudicar a Europa e o sistema financeiro internacional.

          Ficou definido na reunião que os países emergentes (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul os Brics) vão reforçar o caixa do Fundo Monetário Internacional (FMI) com uma exigência (dos Brics) desde que eles tenham um poder de voto no FMI. Além disso, como estratégia os emergentes (Brics) decidiram criar um fundo para fortalecer as reservas em caso de dificuldades financeiras.  

          De certo é que o presidente dos EUA está certo neste ponto no que se refere à medida que tem que ser adotada na Alemanha “O INVESTIMENTO QUE GERA EMPREGO E RENDA” a austeridade “ARROCHO” é o que está ocorrendo com a Grécia, atravessando uma grande crise econômica (desemprego, redução de salários dos trabalhadores, um arrocho total!) o FMI e a União Europeia deu um perdão de 50% da divida, mas desde que assuma o acordo de manter a austeridade. E não conteve a crise, pois poderá sair do EURO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois será muito importante para o Blog.