quarta-feira, 29 de agosto de 2012

NOVAS MEDIDAS E PRORROGAÇÃO DO IPI.



    O ministro da fazenda, Guido Mantega, anunciou hoje novas medidas de estimulo ao consumo e ao investimento no país de forma a manter a economia em recuperação (O governo este ano terá uma renúncia fiscal total R$ 1,6 milhões e ano que vêm R$ 3,9 bilhões). O governo prorrogou de 31/08/2012 para 31/12/2012 a validade da quarta etapa do Programa de Sustentação do Investimento (PSI 4) e criou duas novas linhas de crédito.

   A primeira vai financiar a compra de bens de capital usados (máquinas-ferramentas; caminhões-tratores, carretas, cavalos-mecânicos; aeronaves), corrigida pela TJLP + 1% mais taxa de risco da empresa que tomar crédito.

  A segunda linha (BNDES Refin e Transportes) é voltada para o refinanciamento de bens de capitais (empresas dos setores de fabricação de máquinas e equipamentos, incluindo ônibus e caminhões, e de transportes rodoviário de carga)As condições do financiamento das estão dentro das politicas operacionais do BNDES.  Também ocorreu a prorrogação do IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) para vários setores, entre eles a linha branca (geladeiras, fogões, até dezembro), móveis, painés, laminados para matérias de construção e para bens de capital.

   Para esses setores, o beneficio venceria entre setembro e dezembro. Em alguns casos, a prorrogação vai até o fim de 2013(matérias de construção: cimento, tinta e piso). No setor automotivo (veículos) foi estendido até outubro.

  Uma medida protecionista para aquecer a indústria nacional em detrimento das estrangeiras. O Com isto os estados irão perder no que se refere na implantação de montadoras multinacionais no país. Será que as montadoras vão esperar até final de outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois será muito importante para o Blog.