quinta-feira, 16 de agosto de 2012

“O PAC DAS CONCESSÕES”



   
   Ontem, 15/08/2012, foi lançado pela Presidente Dilma Rousself o Programa de Investimentos (Concessões de rodovias e ferrovias) em Logística prevê a aplicação de R$ 133 bilhões em 9 trechos de rodovias e em 12 trechos de ferrovia. “Nós, aqui, não estamos desfazendo de patrimônio público para acumular caixa ou reduzir divida. Nós estamos fazendo parceria para ampliar a infraestrutura do país, para beneficiar a população e seu setor privado, para saldar uma divida de décadas de atraso em investimentos em logística”, afirmou a presidente.

   Um programa que gerou aprovação de vários setores empresarias e reprovação da oposição (DENOMINARAM O PAC DAS CONCESSÕES) setores do sindicalismo até de alas do próprio partido PT (setores mais radicais) no que tange a respeito que o programa lançado seria uma privatização das rodovias e ferrovias. Logo após a cerimônia de lançamento do Programa em entrevista coletiva a presidenta respondeu sobre os comentários referentes à privatização:

 “Esta é uma questão absolutamente falsa. Eu, hoje, estou tentando consertar em ferrovias alguns equívocos cometidos na privatização de ferrovias. Hoje, eu estou estruturando um modelo no qual nós vamos ter o direito de passagem de todos quanto precisarem transportar sua carga. Na verdade, é o resgaste da participação do investimento privado em ferrovias, mas é também o fortalecimento das estruturas de planejamento e de regulação. Por que o que um operador independente vai fazer? Ele vai transportar a carga que ele achar necessária. Ninguém que é dono de uma carga pode controlar uma ferrovia. A ferrovia é de todos os que querem passar carga-isso é o principio de quem tem rede”, disse. Fonte: MP.

  Comentários de bastidores do PT, é que sendo um ano de eleição a oposição poderá descontar principalmente o PSDB que foi muito criticado no passado por ser privatista, e que o PT está fazendo o mesmo.  Uma parte do PSDB é a favor do programa que foi lançado a exemplo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP) que foi beneficiado e contra é ala do senado representada pelo senador do (PSDB-SP), Aloysio Nunes.

 - O que é certo que o país é carente em infraestrura é dependente das rodovias há décadas e o que me faz lembrar a única pessoa que quis investir pesado em ferrovia e que foi criticado e barrado politicamente foi, o Irineu Evangelista de Souza (Barão e Visconde de Mauá, o primeiro a construir a primeira estrada de ferro da América do Sul, um dos principais representantes do primórdio do capitalismo (durante o Império) e mais construiu com recursos próprios e não do governo).

 Depois na década de 50 “O Cinquenta anos em Cinco”, JUSCELINO KUBTSCHEK, investiu em um processo de industrialização promovendo o crescimento das estradas e rodovias em beneficio da indústria automobilística e esquecendo-se das ferrovias e hidrovias deixando o país carente nestas duas últimas e dai prosseguiu até os dias atuais se salvo engano.

  Neste novo programa lançado será investido mais de R$ 91 bilhões em ferrovias em 10.000 km até 2030, é um salto. O que se espera é que seja concluida.

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