Um segundo mandato de governo abalado por 3 greves: 2 da Polícia Militar e uma dos Professores, ocasionando um dos fatores que reacendeu o "Carlismo" na capital Bahiana com a vitória nas eleições municipais de 2012 com a vitória de ACM NETO em detrimento da perca do candidato do PT "Pelegrino" e com isto o DEM de ACM NETO acreditava que iria ocorrer o mesmo nas eleições de de 2014,com o governo estadual,com a vitória do seu candidato,Paulo Souto.
Com todos esses problemas em o seu governo atravessava o governador,"Jaques Wagner",toma uma decisão que passa por cima de todas decisões partidárias na escolha do seu sucessor: ele não ouve nem o Lula e a DILMA é tão pouco os maiores dirigentes estaduais do seu partido e nem fez às prévias: escolhe pra lhe suceder, o Rui Costa; um ex- sindicalista,economista que já foi vereador,deputado federal com uma expressiva votação em 2010,foi Secretário de Relações Institucionais e Casa Civil para concorrer às eleições de 2014 e ganha!
À oposição gostou da escolha e acreditava que iria vencê-lo por ser novo,desconhecido e sem experiência no executivo"uma comparação com Paulo Souto" devido a sua experiência política. Uma campanha eleitoral da oposição, baseada em mais ataques do que propostas( comentendo o erro que o PT tinha no passado em campanhas)em vez embasar que iria consertar os erros do seu concorrente, utilizando "posicionamentos" citados além mencionar de um governo marcado por sucessivas greves e o aumento da violência.
Enquanto o PT seguia a campanha eleitoral mostrando às suas novas propostas e no continuísmo de Jaques Wagner e se defendendo dos ataques do seu concorrente. O articulador Jaques Wagner, tinha vários trunfos: uma base aliada fortíssima a exemplo: Otto Alencar,João Leão, Marcelo Nilo, Félix Mendonça Júnior com um amplo domínio no interior do estado em relação aos números de prefeituras que consequentemente o "Novo,desconhecido inexperiente", o Rui Costa acabou entrando na boca da população do estado como o sucessor de Jaques Wagner, sendo eleito com uma votação jamais esperada pela oposição com mais de Hum milhão de votos de frente do Paulo Souto,desbancando todos os institutos de pesquisas que dava lhe à vitória em primeiro turno.
Jaques Wagner, calou o seu partido que não acreditava em uma boa parte na escolha de Rui e também a oposição, tornando depois do saudoso ex- senador,Antonio Carlos Magalhães,o grande chefe político no estado e consequentemente agregando valor e uma grande visibilidade nacional por ter vencido o "Carlismo" por 3 vezes consecutivas e em primeiro turno. Nesta eleição de 2014,Jaques Wagner,que fez o seu sucessor o 51quinquagésimo primeiro governador da Bahia, e o único chefe de estado que percorreu os 417 municípios. O PT venceu em Salvador e em Feira de Santana ambas com prefeituras administradas pelo DEM.
O grande "articulador", Jaques Wagner,foi o grande destaque no Nordeste por ter garantido à vitória da DILMA no segundo turno com mais de 5.059.228 votos e o AÉCIO NEVES que teve 2.151.922 votos,dando um saldo a favor de 3.907.306 votos. A DILMA, o convoca para o Planalto com duas funções: ser o grande articulador e conciliador político do governo,o que ele sabe muito bem fazer e muito bem! E outra função para ser o Ministro da Defesa,uma pasta importantíssima no cenário nacional e internacional, que lhe dará uma grande visibilidade nacional e internacional. É um dos nomes do PT com grande grande possibilidade de ser o sucessor de DILMA em 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, pois será muito importante para o Blog.