O Banco Central Europeu decidiu manter o nível da linha de liquidez de emergência (ELA = Nível de Empréstimo de Emergência ou seja enviando dinheiro todos os dias)e que a decisão pode ser revista a qualquer momento.
O Banco da Grécia já disse que tomará “todas as medidas necessárias para assegurar a estabilidade financeira” e foi agendada uma reunião de crise, esta tarde, com o ministro da Finanças, Yanis Varoufakis, e com a comissão dos mercados.
Na dúvida e temendo a imposição de um controlo de capitais( que a Grécia saia da zona do euro e ocorra um calote), os gregos continuam a acorrer em grande número às caixas para sacar o máximo de dinheiro que puderem.Em decorrência disso, os bancos ficarão fechados amanhã ,pois foi decretado feriado, uma estratégia para segurar o dinheiro nos Bancos para conter os saques feitos pela população.
Já esta madrugada, o Parlamento de Atenas aprovou a iniciativa do governo de Alexis Tsipras e agendou para o próximo domingo, 5 de julho, um referendo( para ver se a população aceita ou não ficar na zona do euro) às últimas propostas feitas pelos credores internacionais, que levaram Atenas a abandonar as negociações.
A diretora do FMI, Christine Lagarde, considerou por seu lado o referendo como “irrelevante”(sem importância), uma vez que decorre cinco dias após uma cada vez menos hipotética bancarrota(o prazo para que o país pague o empréstimo será no dia 30 ou seja terça- feira, mas afirmou que Atenas ainda tem tempo para regressar à mesa das negociações. Fonte: Euronews.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, pois será muito importante para o Blog.