As críticas que o senador,Otto Alencar(PSD-BA) fez no dia,16/06/2015 no Senado Federal na íntegra:Quando vinha aqui em Brasília,o ministério da saúde, na época de Jatene, só tinha um prédio e hoje tem cinco ou seja aumentaram quatro vezes a estrutura organizacional do Ministério da Saúde. E com isso aumentaram também os funcionários públicos e a folha cresce e com os ministérios todos fica quase sem pagar, Por isso, atividades fins, o governo federal perdeu a capacidade de investimento tanto perdeu o governo federal,estados e os municípios pior ainda!
Mas a folha de São Paulo,do domingo passado,se não me engano,trouxe a relação do quadrimestre 2015 dos estados que fizeram investimentos:nenhum estado teve capacidade com aquilo que arrecada,a não ser o estado da Bahia, que investiu 45% a mais do que 2014. Sabe porque? O governador,Rui Costa, que é do Partido dos Trabalhadores, ele extinguiu 6 secretarias, muitas autarquias e diminuiu quase que 3 mil cargos de confiança,então sobrou dinheiro é um exemplo a ser seguido.O governo Federal,aqui, aumentou demais,ampliou demais e precisa secar autarquias,Conselhos.Esse Conselho mesmo da CARF(Conselho Administrativo De Recursos Fiscais), que nós estamos fazendo a CPI é uma vergonha!
De 116 conselheiros tantos dos estados e dos indicados pelas confederações todos foram para lá por jogo de interesses! E a polícia federal,mostrou a corrupção ativa. Uma das coisas que deveria acontecer,já que não vai acabar com os ministérios: vamos acabar com Conselhos, com as autarquias fazer uma secagem pra sobrar dinheiro pra fazer investimentos nas estradas na área de saúde, na revitalização do Rio São Francisco. Na minha opinião, o Pacto Federativo significa: menos Brasília,estrutura organizacional e funcionários públicos e mais estados e municípios,porque, tudo aquilo que está sendo feito na ação social é feito pelos municípios.
O Congresso Nacional aqui, tem culpa também o Congresso Nacional que criou 12 programas especiais para os municípios cumprirem e não mandou o recurso que era necessário; a UPA, se constrói por 1 milhão e 300 mil reais e para funcionar custa 600 mil reais por mês ,quem tem que bancar é o município que não tem condições;Pró Jovem,Pró idoso,Conselho Tutelar,PAD,CRAS,CAPS, são 12 programas especiais e os municípios estão numa situação pré-falimentar!
Ano que vem,eleição municipal na Bahia, estou tendo dificuldade de alguns municípios de induzir e dizer,olha: vamos encarar isso ai porque os prefeitos amigos meus às vezes não querem a reeleição e muito menos outros não querem ser candidatos por falta de recursos, porque centralizou tudo em Brasília.
Brasilia,hoje, pelo poder centralizado que têm que foi dado pelo Congresso aqui e pela Constituição de 88 virou “Roma” no auge do “Império Romano” que tudo se decidiam em Roma, tanto que naquela época se dizia: “Roma Locuta est, Causa Finita est””Roma Falou, A Causa se Encerrou.Brasília Falou,Ninguém Fala Mais.No Brasil é isso, vai levar o país para a “ Banca Rota”,pra a dificuldade por“Caos Social” se não houver um “Pacto Federativo” para descentralizar os recursos pra a conta de quem executa lá.
Ele finaliza sua explanação dizendo: É um senador que chegou pela primeira vez aqui, mas vejo isso com muita clareza de uma forma muito triste porque não estou vendo nenhuma ação do Congresso e o Governo Federal se disponha a abri mão de poder para fazer o Pacto Federativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, pois será muito importante para o Blog.