Tomou posse ontem, 09/03/2011, na fundação Luiz Eduardo Magalhães, no centro administrativo, o novo secretário de planejamento do estado da Bahia (SEPLAN), o ex-presidente da Petrobrás, o economista, JOSÉ SERGIO GABRIELE (PT-BA).
Devido a grande visibilidade do cargo em que ocupou na Petrobrás (um dirigente que atraiu investimentos) o governo do estado incluiu na pasta da SEPLAN a agência de fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA) com a finalidade de atrair mais investimentos e desenvolvimentos.” Quero que na SEPLAN se trate agora também na atração de investimentos. A fazenda tem que pensar no cofre, e a Desenbahia, uma agência de desenvolvimento, tem que estar mais perto da secretária do Planejamento ou da indústria e comércio”, diz o governador Jaques Wagner.

O novo secretário mencionou medidas como, por exemplo: “acompanhar mais de perto a conjuntura de curto prazo da economia Baiana, a necessidade de ampliar os trabalhos de captação de recursos e atração de novos investimentos de determinadas áreas, uma atuação mais sistêmica em intragovernamental com as diversas secretárias de governo, ampliar as relações com a secretária com a sociedade, portanto muito mais uma intervenção no processo de gestão do que mudança de programa, mudança de rumo da secretária”.
É uma grande estratégia do governador Jaques Wagner, com certeza o seu sucessor, como ele mencionou: “o Gabriele é um homem que poderia ir para qualquer atividade empresarial, sem dificuldades, mas resolveu dar continuidade ao projeto de governo, agora como secretário de planejamento”. Fonte:Secom.
Se não ocupasse o cargo, poderia dar palestras em grandes empresas com um cachê aviltante, além trabalhar em grandes multinacionais com salário aviltante. É uma articulação e planejamento rumo a 2014.