Mais estimulo a economia e protegendo o mercado nacional. O Banco central decide baixa a taxa Selic de 9,75% para 9% ao ano (o menor valor foi 8,75% em 2009), entrando em vigor provavelmente no segundo semestre. Detalhe: A queda dos juros tem outro motivo em mexer na caderneta de poupança.
O Governo já tem pronta uma medida provisória para enviar ao congresso nacional (SENDO UM ANO ELEITORAL O GOVERNO ESPERA O MOMENTO CERTO PRA ENVIAR AO CONGRESSO, TEME RESISTÊNCIA DEVIDO AS MUDANÇAS QUE OCORRERÃO SE FOR APROVADO) com a finalidade de alterar as regras de rendimentos da poupança que é fixada na TR (TAXA REFERENCIAL) mais 6% ao ano, para que ocorra o governo tem que alterar a LEI NÚMERO 8. 177, de 2001, que estabelece regras de remuneração.
O Banco central alega que quando reduz os juros da SELIC, atinge a remuneração de fundos de investimentos que o lucro é os juros, com isto ocorreria à migração e uma especulação na caderneta de poupança, ou seja, a alteração na lei serviria como um freio de migração de capitais de outros tipos de investimentos, como a renda fixa, para poupança por conta dos movimentos de quedas das taxas de juro.
Conter a especulação muito boa medida. É um assunto que vai abalar a mente da nação Brasileira, que sofreram e sofrem até hoje quando se comenta em caderneta de poupança. Sei que nisto tudo quem sofre é o povo, pois o único tipo de investimento que podem fazer vão sofrer restrições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, pois será muito importante para o Blog.